Trabalho de Conclusão de Curso TCC

Informações sobre TCC Design
 

O que é a disciplina

O componente curricular Trabalho de Conclusão do Curso de Design – TCC Design – é definido como um trabalho individual executado sob a orientação de um professor pertencente ao quadro docente da UAD, sendo a avaliação realizada por uma Banca Examinadora. O TCC Design tem como objetivo demonstrar a capacidade de domínio, por parte do aluno, sobre os conhecimentos adquiridos em disciplinas do Projeto Pedagógico do Curso que definem a habilitação profissional em Projeto de Produtos do Curso de Design da UFCG, podendo se realizar na modalidade teórica ou prática.

O TCC Design teórico deverá ser desenvolvido na forma de pesquisa descritiva ou explicativa, abrangendo temas relacionados a uma ou mais áreas de conhecimento que compõem o Projeto Pedagógico do Curso de Design, de modo a que o aluno demonstre a capacidade de descobrir respostas para problemas, mediante o emprego de procedimentos metodológicos. O TCC Design Prático deverá ser desenvolvido na forma de um projeto de produto, de modo que o aluno demonstre a capacidade de atender demandas e necessidades de produtos, mediante emprego de metodologia de projeto, passível de fabricação industrial.

Independentemente da modalidade, o tema deverá ser compatível com as áreas específicas de conhecimento dos professores da UAD e o prazo para sua realização é de um período letivo, não podendo um mesmo projeto ter continuidade em períodos subseqüentes.

Quem pode se inscrever no TCC Design

Está apto a inscrever-se na disciplina TCC Design todo aluno que tenha cursado a disciplina Projeto de Produto III. A inscrição na disciplina dar-se-á através de processo protocolado à Coordenação do Curso durante o período de matrícula estabelecida pela Pró-Reitoria de Ensino, devendo o processo ser instruído com o Formulário padrão de inscrição no TCC Design, contendo dados do projeto e informando que o aluno conhece as normas, que o professor conhece o conteúdo do trabalho e que concorda em orientar o aluno.

O TCC Design realizar-se-á sob a orientação de um professor da UAD , mediante acordo formalizado entre orientador e orientando, comprovando que os mesmos conhecem e aceitam as normas vigentes. A carga horária de orientação deverá ter, no mínimo, duas horas de duração semanais.

Como é avaliado

O TCC Design é avaliado através de defesa pública, através de uma Banca Examinadora, proposta pela Comissão Permanente de Ensino, com 30 dias de antecedência das defesas, devendo a mesma ser composta pelo Professor orientador na qualidade de presidente, Segundo membro, um professor pertencente à UAD e Terceiro membro, um professor pertencente à UAD ou professor especialista na área referente ao tema do projeto de outra unidade acadêmica da UFCG ou de outra instituição de Ensino Superior, mediante convite formal emitido pela Coordenação do Curso.