Extensão e Pesquisa

Projetos de pesquisa e extensão realizados nos últimos 5 anos

Extensão

Promoção de Ecodesign e Ecoturismo na Reserva Ecológica Estadual Mata do Pau de Ferro – Areia/PB 

2017 – 2018

Coordenador: Prof. Dr. Marconi Luiz França

Este projeto de extensão tem como objetivo desenvolver ações voltadas ao ecoturismo que proporcionem a inclusão da comunidade beneficiada a estas atividades na Reserva Ecológica Estadual Mata do Pau Ferro – Areia/PB. Para tanto, serão desenvolvidas técnicas de criatividade que irão propor soluções de ecodesign direcionadas para a sustentabilidade do local. Serão também avaliadas as condições ambientais na Reserva Ecológica e desenvolvido um trabalho de sensibilização com visitantes e a população local sobre a importância da preservação do meio ambiente. As atividades envolverão estudantes e professores da Escola Municipal Américo Perazzo e da Escola Estadual Carlota Barreira, ambas situadas no município de Areia/PB, como forma de apresentar os estudos sobre a Reserva, sua importância, preservação, educação ambiental e o turismo sustentável.

Projeto Pau Ferro

Desenvolvimento Terminais de testes Igenico- Projeto SATT

2015 – Atual
Coordenadores Wellington Gomes de Medeiros – Coordenador / Wilkerson de Lucena Andrade – Integrante.
 
Descrição: Desenvolvimento de terminais para testes de periféricos das máquinas de cartão de crédito. Objetivos Específicos Projetar um suporte modular para periféricos dos terminais ICT-220?. Desenvolver módulos para as peças: – placa principal; – display; – impressora; – leitor magnético. Desenvolver peças que favoreçam de encaixe/desencaixe das peças no suporte.

Pesquisa

Tipo: Pesquisa Interna da UAD – ANO 2017/2018

Viabilidade da Hub logística reversa pós consumo de garrafas PET de 2L no ecodesign de um colchão  

Coordenador: Prof. Dr. Marconi Luiz França

A ideia desta pesquisa é direcionada com o desenvolvimento do ecodesign de um colchão produzido por meio da metodologia de logística reversa, ou seja, reaproveitar resíduos sólidos
(garrafas PET) no processo de produção do colchão e também reduzir matérias primas virgens e custos de produção.

Tipo: PIBIC – ANO 2017/2018

Desenvolvimento de cadeira para pacientes que fazem reposição enzimática no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC/UFCG)  

Coordenador: Profa. Dra. Isis Tatiane de Barros Macedo Veloso

O projeto visa desenvolver uma cadeira para pacientes com mucopolissacaridose (MPS), que necessitam fazer reposição enzimática semanalmente, no Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande. A aplicação dos métodos e conceitos utilizados na Ergonomia para o desenvolvimento do produto (cadeira), adaptada às necessidades dos pacientes, permite, ainda, a integração entre alunos, professores e profissionais de diferentes áreas do conhecimento (medicina, engenharia mecânica, design de produto e engenharia de produção), numa perspectiva interdisciplinar

Tipo: Pesquisa Interna da UAD – ANO 2017

Acessibilidade e Mobilidade Urbana nas Calçadas da Área Central de Campina Grande: Um Diagnóstico da Situação Atual Segundo a NBR 9050/2004 

Coordenador: Prof. Dr. Glielson Nepomuceno Montenegro

O objetivo central deste trabalho de pesquisa foi analisar e avaliar as atuais condições estruturais e funcionais das calçadas urbanas em um perímetro do centro da cidade em relação aos aspectos da acessibilidade e da mobilidade, tendo, para isto, como instrumento fundamental de referência os preceitos da NBR5090/04 e as orientações técnicas apontadas nos Cadernos de Acessibilidade publicados pelo Ministério das Cidades, assim como os princípios fundamentais do design inclusivo, a fim de traçar um diagnóstico que possibilite demonstrar a importância que as vias públicas destinadas aos pedestres têm na organização e qualificação dos espaços públicos na área central da cidade, analisando como a implantação funcional, racional e emotiva de elementos urbanos pela gestão municipal, à luz dos princípios do design inclusivo podem corroborar para a criação de espaços centrípetos, ou centrífugos, no ambiente urbano, afetando o conforto, o bem-estar, a segurança e a cidadania.

Tipo: Pesquisa Interna de Caráter Contínuo – ANO 2015 – ATUAL

Percepção e significação das cores no design de informação 

Coordenador: Profa. Dra. Carla Patrícia de Araújo Pereira

Pesquisa de caráter contínuo, voltada ao estudo da percepção e significação das cores no contexto do design de informação. O projeto tem como objetivo geral avaliar a influência das cores na interpretação da informação visual contida em artefatos gráficos e sistemas de informação.. 
Situação:

Tipo: Pesquisa Interna de Caráter Contínuo – ANO 2015 – ATUAL

Estudo da compreensibilidade de informações visuais em embalagens de medicamentos 

Coordenador: Profa. Dra. Carla Patrícia de Araújo Pereira

Pesquisa de caráter contínuo tendo como foco inicial as embalagens de medicamentos genéricos. O projeto tem como objetivo geral determinar a influência do design na compreensão das informações contidas em embalagens de medicamentos, visando otimizar o processo de aquisição da informação por parte dos usuários. A pesquisa será realizada em quatro etapas: (1) revisão bibliográfica; (2) análise das embalagens; (3) estudo junto a usuários e (4) proposição de recomendações.

Tipo: Pesquisa Interna de Caráter Contínuo – ANO 2012 – 2014

Códigos cromáticos do design de embalagens: levantamento e análise de esquemas de cores empregados na identificação e diferenciação de produtos alimentícios

Coordenador: Profa. Dra. Carla Patrícia de Araújo Pereira

Descrição: Investigação realizada com embalagens de alimentos, visando identificar e analisar estratégias de design utilizadas para a distinção entre variedades de produtos e examinar a eficiência dos recursos visuais adotados, focalizando nos códigos cromáticos de particularização e de diferenciação..