Professores e Funcionários

Conheça o corpo de professores e funcionários da UAD

Nossos Professores

Camila Assis Peres Silva

Camila Assis Peres Silva

Desenhista Industrial (Programação Visual) – EBA/UFRJ Dra, Design e Arquitetura – FAU/USP

http://lattes.cnpq.br/8299215663548556

Doutora em Ciências na área de concentração de Design e Arquitetura (FAU/USP), possui mestrado em Design pela ESDI/UERJ (2012) e graduação em Desenho Industrial (Programação Visual) pela EBA/UFRJ (2004). Possui duas especializações lato sensu, sendo uma em Marketing Empresarial pela UFF (2006) e outra em Planejamento, implementação e gestão de EAD pela UFF/UAB (2013). Desde 2005 atua no segmento de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal, somando experiências práticas em empresas do ramo com experiências acadêmicas. Seu último trabalho profissional foi como coordenadora da plataforma internacional da empresa Ceras Jonhson através da agência Packaging Brands/RJ. Hoje se dedica ao ensino superior e à pesquisa acadêmica. Design de embalagens, história, cultura material, cores, percepção visual e perfumaria são algumas de suas principais áreas de interesse.

Carla Patrícia de Araújo Pereira

Carla Patrícia de Araújo Pereira

Comunicação Visual – UFPE Dra. Arquitetura e Urbanismo – USP

http://lattes.cnpq.br/6212993906357383

Doutora em Arquitetura e Urbanismo na área de concentração Design e Arquitetura pela Universidade de São Paulo,  com a tese A cor como espelho da sociedade e da cultura. Tem graduação em Comunicação Visual e especialização em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco; e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Atuou em empresas de design e publicidade. É pesquisadora e professora adjunto da Universidade Federal de Campina Grande, onde coordena o Grupo de Estudos da Cor e leciona na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Design. Tem experiência na área de Design, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e percepção da cor, semântica e simbologia da cor, linguagem gráfica, design da informação e design de embalagens.

 

Cleone Ferreira de Souza

Cleone Ferreira de Souza

Designer de Produto – UFCG Ms. Engenharia de Produção – UFPB

http://lattes.cnpq.br/3040306501241454

Docente do Curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande, Mestre e Especialista em Engenharia de Produção com graduação em Desenho Industrial(DESIGN) e Licenciatura Plena em Pedagogia, possui grande experiência com elaboração e gerenciamento de projetos, diagnósticos setoriais, estudo e mapeamento de cadeia produtivas com ênfase no desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Desenvolve também trabalhos de extensão tecnológica e inovação com estudantes universitários de Design com o objetivo de inserir o uso do design como ferramenta geradora de diferenciais competitivos para a inserção de produtos em novos mercados ou mesmo a manutenção do mesmo.

Eduardo Carvalho Araújo

Eduardo Carvalho Araújo

Designer de Produto – FUMA/PhD. em Design Universidade de Aveiro/PT

http://lattes.cnpq.br/8457571908211060

Possui Doutorado em Design pela Universidade de Aveiro em Portugal, Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e Graduado em Design pela Fundação Universidade Mineira de Arte – FUMA (1981).  Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Campina Grande no Curso de Design do Centro de Ciências e Tecnologia. Tem experiência na área do Design Industrial, com ênfase em Projeto de Produto, Marketing e Gestão do Design e também tem experiência na execução de Modelos e Protótipos.

Glielson Nepomuceno Montenegro

Glielson Nepomuceno Montenegro

Designer de Produtos – UFPE Dr. Arquitetura e Urbanismo – UFRN

http://lattes.cnpq.br/5120767032237252

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU/UFRN (2005) e Bacharel em Design na área de Desenho de Produto pela Universidade Federal de Pernambuco (1984). Professor Adjunto 1 no Curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG, desde 1989. Atua na área de Design de Produto, lecionando, desenvolvendo projetos e pesquisa em temáticas relacionadas principalmente ao Design Urbano (Mobiliário Urbano), inovação e criatividade em projeto de produtos, identidade e cultura urbana.

Grace Maria Cavalcanti Sampaio

Grace Maria Cavalcanti Sampaio

Comunicadora Visual – UFPE Ms. Ciência da Computação – UFCG

Afastada para realização de doutorado 

http://lattes.cnpq.br/5784621008004137

Possui graduação em Programação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco(1986), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba(2002) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Nutrição e Dietética pelo Complexo Paulista de Ensino(2007). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual. Atuando principalmente nos seguintes temas:EAD, Compreensibilidade, Interface homem máquina.

Isis Tatiane de Barros Macedo Veloso

Isis Tatiane de Barros Macedo Veloso

Designer de Produtos – UFCG Dra. Engenharia de Materiais – UFCG

http://lattes.cnpq.br/6335832410995233

Possui graduação em Desenho Industrial (2005) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestrado em Engenharia de Produção (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e doutorado em Engenharia de Materiais (2016) pela UFCG. Professora adjunta do curso de Design (UFCG), na área de projeto de produto. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Design (PPGDesign/UFCG). Líder do Grupo de Estudos em Design e Ergonomia (GEDE/UFCG), que atualmente desenvolve trabalhos na linha de pesquisa Ergonomia do Produto para pessoas com deficiência; membro do GREPE/UFRN/UFPB (Grupo de Estudos e Pesquisa em Ergonomia) desde 2008, e membro da Incubadora Universitária de Empreendimentos Econômicos Solidários (IUEES/UFCG) desde 2012.

Itamar Ferreira da Silva

Itamar Ferreira da Silva

Designer de Produtos – UFCG Dr. Engenharia Agrícola – UFCG

http://lattes.cnpq.br/7437181641061519

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal de Campina Grande – Unidade Acadêmica de Design. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Projeto de Produto. Participa como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign / UFCG). Avaliador de Cursos (INEP). Possui como interesse de pesquisa assuntos referentes a gestão do design, inovação, biomimética e sustentabilidade.

João Batista Guedes

João Batista Guedes

Designer de Produtos – UFCG Dr. Arquitetura e Urbanismo – UFPE

http://lattes.cnpq.br/2030223813991609

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e doutorado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Design, Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, desenvolve trabalho nas áreas de: Design do Ambiente, Design e Sociedade, Arte e Design.

Levi Galdino de Souza

Levi Galdino de Souza

Designer de Produtos – UFPE Ms. Arquitetura e Urbanismo – USP

http://lattes.cnpq.br/2037904270600442

Doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Pernambuco (1988) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Campina Grande. Atua principalmente nos seguintes temas: história do design e história do mobiliário.

Luiz Felipe Almeida Lucena

Luiz Felipe Almeida Lucena

Designer de Produtos – UFCG Dr. Engenharia Agrícola – UFCG

http://lattes.cnpq.br/1440845732483551

Possui Doutorado e Mestrado em Engenharia Agrícola (2012 e 2004 ) pela Universidade Federal de Campina Grande e graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (2000). É professor Adjunto IV com dedicação exclusiva da Universidade Federal de Campina Grande lotado na Unidade Acadêmica de Design. Desenvolve projetos na área de Design de Produtos, atuando principalmente nas áreas de Design de Produtos Industriais, Modelagem Tridimensional Física, Biônica e Ergonomia. É coordenador do REDES – Grupo de Pesquisa em Estudos de Engenharia Reversa Aplicada ao Design e Modelagem Avançada de Produtos.

Marconi Luiz França

Marconi Luiz França

Designer de Produtos – UFCG Dr. Engenhria Agrícola – UFCG

http://lattes.cnpq.br/1958756276820839

Doutorado em Engenharia Agrícola – ÁREA DE RECURSOS NATURAIS E AMBIÊNCIA (2012 – UFCG) Mestrado em Design de produtos de informática pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Design de Interfaces Web, temas de conhecimento: ÁREA GRÁFICA – Design gráfico interface da web, diagramação de interface web, layout de interface web. ENGENHARIA DE MATERIAIS – COMPÓSITOS COM FIBRAS ORGÂNICAS E POLÍMERO.

Wellington Gomes de Medeiros

Wellington Gomes de Medeiros

Designer de Produtos – UFCG Ph.D em Design pela Universidade de Staffordshire (GBR)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2

http://lattes.cnpq.br/6396433371553145

Possui PhD em Design pela Universidade de Staffordshire, Inglaterra (2007); Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998); e Graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atualmente é professor Associado no Curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande. Fez cursos complementares e participou de workshops no Brasil, Inglaterra, Dinamarca e Holanda. […]

Nathalie Barros da Mota Silveira

Nathalie Barros da Mota Silveira

Desenhista Industrial (UFCG), Me. e Dra. em Design (UFPE)

http://lattes.cnpq.br/1179494888200977

Desenhista Industrial pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestra e doutora em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou como designer de produto pelo Centro Pernambucano de Design entre os anos de 2011 e 2015, desenvolvendo projetos na área de economia criativa. Atuou como docente nos cursos de graduação em Design de Interiores, Arquitetura, Design de Moda e na Pós-Graduação em Design e Arquitetura de Interiores do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) entre os anos de 2016 e 2018. Suas pesquisas concentram-se na investigação de questões relativas à estética do design, morfologia dos artefatos, plástica, linguagem e metodologia visual.

Pablo Marcel de Arruda Torres

Pablo Marcel de Arruda Torres

Designer de Produtos – UFCG Dr. Design e Invação – Milão/Itália

http://lattes.cnpq.br/1080523046001341

PhD. em Design e Inovação pela Seconda Università degli Studi di Napoli (Itália),Mestre em Engenharia Agrícola (2008) e Graduado em Design de Produto (2003),  MBA em Marketing e Comunicação com o Mercado (2013). Professor Adjunto do Curso de Design de Produtos da Universidade Federal de Campina Grande, onde exerceu o cargo Coordenador de Graduação entre 2010 e 2012. Atua como professor-pesquisador em Design de Produtos desde os 23 anos, ministrando disciplinas e desenvolvendo pesquisas nas áreas Projeto de Produto, Marketing e Gestão de Design. Teve trabalhos publicados e apresentados em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Índia e Argentina. Possui experiência com desenvolvimento de produtos, em especial móveis, desenvolvidos e fabricados em parceria com indústrias de todo país, sendo destaque em publicações e premiações nacionais de design.

Rodrigo Motta

Rodrigo Motta

Designer de Produtos – UFCG Ms. Design – UFPE

http://lattes.cnpq.br/1870196824858151

Mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente é Professor do Curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Professor e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais do Centro Universitário Unifacisa. Consultor para Jogos Educativos da UNESCO TV Escola. É sócio-fundador e game designer da startup Kaipora Digital; Produz e apresenta o quadro Diversidade Games dentro do programa Diversidade na TV Itararé. Tem experiência na área de Design de Produto com ênfase em Webdesign, Interfaces, Design de Games e Histórias em Quadrinhos Digitais.

Valter Oliveira Nascimento

Valter Oliveira Nascimento

Design de Produtos – UFCG

http://lattes.cnpq.br/9192041465465297

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é professor efetivo no Curso de Design na mesma Instituição. Tem experiência na criação de Identidade Visual e Ilustração. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Design de Produtos/CCT/UFCG.

Viviane Brasileiro de Holanda

Viviane Brasileiro de Holanda

Designer de Produtos – UFCG Mestre em Engenharia Agrícola – UFCG

http://lattes.cnpq.br/7732196870443359

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Campina Grande (2004) e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Atualmente é professora da UFCG. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em projeto de produto e programação visual.

Funcionários

 

 

Maria Lúcia Januário

Secretária da Coordenação Administrativa

mljanuario@hotmail.com

José Eudes M. Fernandes

Secretário da Coordenação de Curso

eudespatente@gmail.com

Carlos Victor do Nascimento Morais Filho

Técnico Administrativo

carlosvnmf@gmail.com

Gilvaneide de Lima

Secretária da Coordenação de Pós-Graduação.

gillroze@hotmail.com