08 À 10 DE OUTUBRO

Valor de Inscrição: R$100,00

Local: CTCC/SENAI

CONHEÇA NOSSOS CONVIDADOS

Professor Dr. Dijon Moraes Bach

M.Sc., Ph.D em Design. Obteve seu título de Doutor junto à Universidade Politécnico Di Milano (Itália), com pesquisa de Pós-Doutoramento no mesmo instituto e com revalidação nacional do diploma de doutorado junto à Universidade de Brasília – UnB. É autor de vários livros entre eles Limites do Design (1997), Análise do Design Brasileiro (2006) e Metaprojeto o Design do Design (2010) publicados pelas Editoras Studio Nobel e Blücher de São Paulo, co-autor dos históricos Anais do Congresso Internacional Design plus Research (2002), conferência internacional promovida pela Universidade Politecnico di Milano. Editor dos Cadernos de Estudos Avançados em Design que conta com doze volumes bilíngues publicados pela EdUemg. Full Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, onde foi Vice-Reitor no quadriênio 2006/2010, Reitor no quadriênio 2010/2014 e reeleito Reitor para o quadriênio 2014/2018. Coordenador do Centro de Estudos Teoria, Pesquisa e Cultura em Design junto a Escola de Design da UEMG.

Barão de Sarno

É sócio-fundador da Questto|Nó, consultoria de inovação e design. Multidisciplinar, Barão desenvolve projetos como designer, músico, cenógrafo e ativista.
É vice-presidente do Instituto A Cidade Precisa de Você, onde desenvolve estratégias de ocupação de espaços públicos através do desenvolvimento de mobiliários urbanos temporários. Essa atuação é um desdobramento do movimento A Batata Precisa de Você, ocupação permanente do Largo da Batata. Barão também é integrante do Coletivo Leve, grupo que desenvolve projetos de arquitetura temporária, e agente ativo no carnaval paulista: ele desenvolve adereços e marchinhas para blocos de rua de São Paulo.

Fernando Morita

Designer formado pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo em Design de Produto e pós-graduado em Design Estratégico pelo IED SP. Com mais de 15 anos de experiência em design automotivo, atualmente é designer e fundador da AmoritzGT responsável pelo desenvolvimento de projetos automotivos, customização, produção de protótipos e produtos próprios. Iniciou na Volkswagen do Brasil em 2002 no departamento de Design, passando pelos estúdios da Alemanha, na Espanha no estúdio de design avançado. Possui vasta experiência no desenvolvimento de automóveis, veículos comerciais e esportivos, desde o processo de design (criação, modelos, 3D, execução e validação) e gerenciamento de projetos, adquiridos ao longo de sua carreira no Brasil.

Germana Araújo

Professora efetiva do Curso de Design Gráfico do Departamento de Artes Visuais e Design – DAVD, Universidade Federal de Sergipe – UFS, desde 2010. Doutora pelo Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade. Pós-Cultura IAHC/UFBA (2013), Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Desenho, Cultura e Interatividade/UEFS/BA (2008), Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. FANESE/Aracaju/SE (2006), bacharela em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (2000). No período de 2000 a 2003, em Campina Grande/PB, assumiu a Gerência de Design e Mercado da Agência Municipal de Desenvolvimento. AMDE, na qual coordenou projetos em design gráfico, produto e artesanato. Gestora do Núcleo de Inovação e Design Gráfico da Rede Sergipe Design. De 2007 a 2010, professora na pós-graduação no Istituto Europeo di Design São Paulo/IED. Em 2012 recebeu o Prêmio Aloísio Magalhães da Fundação Biblioteca Nacional pelo projeto gráfico de sua obra Bonita Maria do Capitão e indicação ao 54° Prêmio Jabuti. Entre 2013 a 2015, atuou como coordenadora do Curso de Design/DAVD/UFS. Em 2016, reassumiu a coordenação gráfica da Editora UFS.

Valéria Pazetto

Possui graduação em Curso de Desenho Industrial pela Universidade Federal de Campina Grande (1986), Mestrado em Ciências Florestais pela Universidade de Brasília (2009) e Doutorado Sanduíche em Ciências Florestais pela Universidade de Brasília/Universidade Nova de Lisboa. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: ensaios em móveis, qualidade, característica dos produtos, produção moveleira, restauro de móveis, design de superfície e certificação ambiental de mobiliário. Atualmente é docente do Instituto Federal de Brasília.

Leonardo Buggy

Buggy é recifense, mestre em design pela UFPE e especialista em gestão de empresas pela Fundação Dom Cabral. Fundador da primeira digital type foundry nordestina (a Tipos do aCASO), criou o Laboratório de Tipografia do Agreste (Caruaru) e o Laboratório de Tipografia do Ceará (Fortaleza), além de ter concebido e instalado os cursos de Design Gráfico e Design de Produto da AESO (Olinda). Atualmente é professor da UFC, em Fortaleza, conselheiro da ADG-Brasil e vice-presidente da Comissão Editorial da Serifa Fina. Como músico, figurou ativamente no Manguebeat, tocando baixo no DMP & os Fulanos. Como artista, realiza anualmente o trabalho performático carnavalesco Sopa de Letrinhas e participa do coletivo Trampo Letras & C.O. No exercício profissional, conquistou vários prêmios nacionais e internacionais. Parte de sua bagagem como designer pode ser conferida em um de seus três livros – um deles, O MECOTipo, referência no ensino de design brasileiro.

Clécio de Lacerda

Dr Clécio de Lacerda, Bacharel e Licenciado em Design Industrial, pela Universidade Federal de Campina Grande-Paraíba, no ano de 2006, Mestre em Design, pela FEUP, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em consórcio com a ESAD, Escola Superior de Artes e Design, Ambas no Porto-Portugal no ano de 2009, Doutor-Ph.D., em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho, Guimarães, Portugal no ano de 2015. Com o Reconhecimento do diploma segundo exigências do MEC, pelo programa doutoral de Engenharia de Materiais da UFRN. Ganhador do prêmio Top de Estilismo 2018, 2ª Lugar nas categorias Calçados Feminino e Masculino. Francal Top de Estilismo 1ª Lugar, 2007 e 3º Lugares em 2010 e 2013.

Sergio Matos

Formado em Designer de Produto pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em 2005, forjou uma imbricada afetividade com a terra nordestina. A cidade paraibana é morada e endereço profissional onde desenvolve produtos com assinatura peculiar. Sobretudo, pelas tramas têxteis que atam tradições e amarram com orgulho registros do folclore, dos recortes extraídos do cotidiano e dos pedaços de paisagens garimpados em viagens. O fio da cultura é a matéria-prima essencial.
Desde a abertura do estúdio em 2010 – colhe prêmios nacionais e internacionais e colabora para fortalecer a imagem do design brasileiro. Abre rotas para a difusão do conhecimento, onde a junção do design com o artesanato resulta em consultorias dirigidas às comunidades artesãs. Cada experiência gera oportunidades empreendedoras e resgata sonhos individuais e coletivos. Fortalece, ainda, a crença nas habilidades herdadas dos antepassados e projeta a autoestima como combustível para aprimorar riquezas que estão na ponta dos dedos, na palma das mãos. Trabalha também com cenografia e consultoria.